sábado, 7 de dezembro de 2013



"CUIDANDO DOS OUTROS, E DE SI?"

         "Minha felicidade é fazer os outros felizes. "Cuidado: quem diz essa frase nem sempre é genuinamente altruísta. E mais: condutas que, na aparência, são de extrema dedicação, abnegação, sacrifício e renúncia costumam encobrir uma forte cobrança de reconhecimento e presença constante. O ser humano precisa dar e receber, nutrir e ser nutrido. Quem passa a imagem de ser fonte inesgotável de doação, como se não precisasse se reabastecer, esta fazendo os outros assinarem promissórias secretas e dívidas de gratidão."
(MALDONADO, M.T.  p.168)
MALDONADO, M.T.  Cá entre nós: na intimidade das famílias. -  
Integrare  Editora -  São Paulo  2006. 


     Maria Tereza Maldonado no trecho do seu livro Cá entre nós, traz na sua literatura, um conhecimento que eu repito muito dentro das sessões de Constelação Familiar: O Equilíbrio entre o Dar e o Tomar. Bert Hellinger que é o descobridor dessa técnica de Intervenção Sistêmica, nos traz esse conhecimento dentro de suas obras. 
     Quem, numa relação, dá muito, normalmente espera algo em retribuição. Quem recebe, normalmente se sente na obrigação de devolver em retribuição. Quem não consegue, acaba se zangando. Daí passa a minimizar aquilo que recebeu, e daí o início dos emaranhamentos que resultam em distúrbios em sua vida.
     Tendo em vista as situações acima, a Constelação Familiar, se torna um excelente instrumento para perceber e intervir dentro do que se espera de um bom resultado em relação ao sistema de crenças que foi implantado dentro de sua criação.

Auro Tanamati 16/04/2013


Nenhum comentário:

Postar um comentário