quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

 ALCOOLISMO E CODEPENDENCIA


Um filho de alcoolista propõe a seu pai: Pai, eu te ajudo a parar de beber. Vamos estabelecer um plano de diminuição gradual da bebida. Hoje o senhor bebe 3 garrafas de cachaça por dia. Vamos dividir tudo em doses e vamos retirando uma dose por dia. Dessa forma o senhor vai diminuindo naturalmente e não sente muito os efeitos da abstinência.

Durante 3 meses o plano foi seguido a risca, e as doses foram diminuindo gradativamente. Seu filho orgulhoso, continuava incentivando, mas por incrível que podia parecer, o comportamento ébrio não estava se alterando. Ele continuava a apresentar os mesmos sinais anteriores ao inicio do "tratamento".

Desconfiado de que havia algo errado, num certo dia, o filho pergunta para o pai: Por que o senhor comprou bebida escondido? A resposta foi imediata: Como é que você descobriu?

O comportamento de controle exercido pelo filho, encontra na literatura disponível uma qualificação de CODEPENDENTE. Ao contrário do que muitos possam pensar, o Codependente não é apenas aquele que convive com o dependente sofrendo das consequências dessa convivência. 

Trata-se de uma situação de convívio e de controle perante o DEPENDENTE QUÍMICO. Um comportamento que retroalimenta o comportamento do dependente e o mantém junto ao vício, e quanto mais o Codependente tenta controlar a vida do dependente, mais o Dependente resiste e se afunda ainda mais no vício.

Ao ser consultado por esse filho, a sugestão imediata fosse que ele passasse a frequentar salas de reuniões especializadas, onde ele poderia aprender como lidar com o Dependente, como conhecer e evitar se enredar com as artimanhas que o sujeito sabe empregar como ninguém.

Citei exemplos de comportamento e pedi sua confirmação:
- Seu pai trabalha e ganha o seu salario, gasta tudo ou quase tudo com a bebida, bate no peito e diz: "EU BEBO PORQUE EU QUERO. EU PAGO COM O MEU DINHEIRO. NÃO DEVO NADA A NINGUÉM. ESTÁ TE FALTANDO ALGUMA COISA? NÃO SOU ALCOÓLATRA. VOCÊ NÃO TEM NADA COM ISSO. EU PARO QUANDO EU QUISER!"
- Nas noites que ele chega alcoolizado, ele vai direto para o chuveiro e fica la durante muito tempo. As vezes ele desmaia debaixo do chuveiro e você e sua família o tiram de lá. Enxugam e o colocam na cama, e no dia seguinte ele não lembra de nada, e fica bravo se alguém menciona que ele "apagou" no chuveiro.
- De manhã ele acorda todo "amarrotado" vai até o banheiro escovar os dentes, vomita e coloca a culpa na pasta de dente que não presta.
- Sai de fininho antes que alguém o repreenda, e chega tarde da noite para que ninguém fique falando, aborrecendo-o com a falta de comportamento da parte dele.
- Quando ele bebe nas festas, ele é o centro das atenções. Muito engraçado, cai no chão, faz de conta de que foi de propósito. É a alegria da festa. 
- Passa a trocar a sua cama pelo tapete da sala.
- Passa a não tomar mais banho.

Perplexo o filho vai concordando com o movimento de cabeça com os itens que eu descrevo.

Ao mesmo tempo, listo o comportamento da família:
- Sua mãe prepara a refeição e deixa no forno quentinho aguardando ele chegar para servir quando ele chega. Mesmo que ele não coma por estar embriagado.
- Quando ele desmaia no chuveiro, tratam de acudi-lo imediatamente, colocando-o na cama.
- Ele gasta tudo em bebida e vocês ainda arrumam dinheiro para ele pegar o ônibus para o trabalho.
- Telefonam para o patrão dizendo que ele está doente, ou que morreu alguém da família para encobertar o estado de embriaguez dele.

Atordoado o filho me pergunta: É errado cuidar dele? Ele é meu pai!

O Comportamento do Codependente passa por 3 fases:
- A do Salvador - quando não importa a opinião do dependente, o salvador quer e vai querer salvar o dependente de qualquer forma. Só que no final fracassa.
- O Magoado - Depois de fracassar, ele coloca a culpa no dependente. "É você quem não se permite! - codependente acusando dependente." "Eu fiz de tudo para você se recuperar.
- O Perseguidor - É a fase quando o codependente fica cobrando uma postura do dependente: "Quando é que você vai tomar jeito?" So depende de você! Você não sai da bebida porque não quer, que eu já te ajudei de todas as formas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário